Sobre a TCC - Terapia Cognitivo Comportamental


Sobre a TCC - Terapia Cognitivo Comportamental

Foi desenvolvida por Aaron T. Beck  que percebeu que o conteúdo dos pensamentos dos pacientes deprimidos era distorcido e composto por ideias de fracasso, incapacidade e defeito e, quando modificado, promovia melhora no humor. 


A TCC falará de três níveis de cognição:


  • Crenças nucleares ou centrais: podem ser entendidas como ideias aceitas como verdades absolutas, construídas ao longo da vida e que não são fruto de reflexão consciente. São crenças sobre si mesmo, as outras pessoas e o mundo. São globais, rígidas e supergeneralizadas.


  • Crenças intermediárias: são formadas como uma reação às crenças centrais e manifestam-se na forma de regras, pressupostos e atitudes.


  • Pensamentos automáticos: são fluxos de pensamentos pré-conscientes, espontâneos, que não são fruto de reflexão e são ativados a partir de estímulos (internos e externos) específicos. Costumam ocorrer em paralelo com outro fluxo de pensamentos mais consciente e, por serem rápidos e ocorrerem no nível pré-consciente, muitas vezes, não temos consciência deles, a não ser pelo efeito que provocam no humor e no comportamento.


Essa abordagem se baseia na premissa da inter-relação entre emoção, pensamento e comportamento. Assim, quando um desses três elementos é alterado, o outro se modifica. Essa premissa acontece tanto no funcionamento normal como na psicopatologia.

Ao longo de sua evolução, a TCC foi sendo desenvolvida e adaptada para o tratamento de diferentes transtornos e populações. Essas adaptações levaram ao uso de técnicas e abordagens específicas para cada transtorno, com o desenvolvimento de protocolos e manuais de tratamento para diversas patologias.

Embora a terapia deva se adequar a cada indivíduo e problemática específica, existem determinados princípios que estão presentes na TCC para todos os pacientes. Formulação da dificuldade em termos cognitivos, sessões estruturadas e participação e colaboração ativa do paciente são alguns deles.

O papel do psicólogo que atua em TCC é ajudar o indivíduo a trabalhar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos disfuncionais de modo a melhorar a sua qualidade de vida através de novos padrões cognitivos que serão desenvolvidos através de técnicas cognitivas e comportamentais.


CARLA SOLANGE GOMES

Especialista em Psicologia Hospitalar e da SaúdeCRP 06/85.925

www.csgpsicologia.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais as características do perfeccionismo?

2 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo