Inteligência Emocional


Inteligência Emocional


Sempre abordo o tema Inteligência Emocional com os meus pacientes.

Vamos falar um pouquinho sobre ela?


Em seu best-seller sobre inteligência emocional (IE), Daniel Goleman explica que o sucesso de uma pessoa não depende 100% do seu QI ou dos seus estudos acadêmicos. A inteligência emocional tem um peso maior.


A IE, como Goleman destaca, é a capacidade de reconhecer seus próprios sentimentos e os dos outros, com o objetivo de gerenciar bem as emoções e ter relacionamentos mais produtivos com aqueles que nos cercam.


As pessoas que possuem essa habilidade sabem reconhecer suas emoções e sabem por que as estão sentindo. Reconhecem como seus sentimentos afetam seu desempenho e são capazes de associá-los aos seus valores e objetivos.


“A inteligência emocional é uma forma de reconhecer, entender e escolher a maneira como pensamos, sentimos e agimos. Ela molda nossas interações com outras pessoas e o nosso próprio entendimento. Define como e por que aprendemos; nos permite definir prioridades; determina a maioria das nossas ações diárias. Pesquisas sugerem que ela determina pelo menos 80% do sucesso em nossas vidas”. (Joshua Freedman)


CARLA SOLANGE GOMESPsicóloga Clínica

Especialista em Psicologia Hospitalar e da SaúdeCRP 06/85.925www.csgpsicologia.com(11) 99743-7473


#psicologa #psicologia #terapia #TCC #cuidadoemocional #saudemental #façaterapia #inteligênciaemocional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a TCC - Terapia Cognitivo Comportamental

Quais as características do perfeccionismo?

Depressão